Introdução
A música
(do grego μουσική
τέχνη - musiké téchne, a arte das musas)1 é uma forma de arte que se
constitui basicamente em combinar sons e ritmo
seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada
por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma
civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.
Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada
como uma forma de arte, considerada por muitos como sua
principal função.
A criação, a performance, o significado e até mesmo a
definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social.
Para indivíduos
de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música
expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades
não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença
central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
Há evidências de
que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação
dos sons da natureza tenha despertado no homem, através
do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse
na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer
seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música
confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
Definir a música
não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer
pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa
prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e
manipula o som e o organiza no tempo.
Talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao
buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do tempo é
simultaneamente físico e emocional. Como "arte do
efêmero", a música não pode ser completamente conhecida e por isso é tão
difícil enquadrá-la em um conceito simples.
A música também
pode ser definida como uma forma de linguagem que se utiliza da voz,
instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo à alguém.
Uma vez que é
difícil obter um conceito sobre o que é a música, alguns tendem a defini-la
pelo que não é: A música não é uma linguagem normal. A música não é
capaz de significar da mesma forma que as línguas comuns. A música não é
ruído. O ruído pode ser um componente da música, assim como também é um
componente (essencial) do som. A
música não é totalizante.
Ela não tem o mesmo sentido para todos que a ouvem.
Por trás da
multiplicidade de definições, se encontra um verdadeiro fato social, que coloca
em jogo tanto os critérios históricos, quanto os geográficos. A música passa
tanto pelos símbolos de sua escritura (notação musical), como pelos sentidos
que são atribuídos a seu valor afetivo ou emocional.
Música: um fenômeno social
As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural.
Cada cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em seus
estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve
exercer na sociedade. Entre as diferenças estão: a maior propensão ao humano ou
ao sagrado; a música funcional em oposição à música como arte; a concepção
teatral do Concerto
contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.
História da música
A história da música é o
estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo.
Como disciplina histórica insere-se na
história da arte
e no estudo da evolução cultural dos povos.
Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer
área da história é trabalho dos historiadores, porém também é
frequentemente realizado pelos musicólogos.
Gêneros musicais
Assim
como existem várias definições para música, existem muitas divisões e agrupamentos
da música em gêneros, estilos e formas. Dividir a música em gêneros é uma
tentativa de classificar cada composição de acordo com critérios objetivos, que
não são sempre fáceis de definir.
Os
estilos musicais ao entrar em contato entre si produzem novos estilos e há uma
miscigenação entre culturas para produzir gêneros transnacionais.
Objetivos
- Incentivar a comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação, improvisação e composição.
- Desenvolver a apreciação da música que se dá pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
- Propiciar a abordagem da música em vários contextos culturais e históricos que se dá através da expressão musical de vários povos em diferentes épocas.
- Propiciar ao educando conhecimentos e habilidades básicos da linguagem musical, de forma que possa lidar e compreender a música enquanto expressão humana – artística e cultural;
- Favorecer o acesso e vivência da música como expressão cultural e artística de representativo valor para as culturas do mundo, agregadora de valores, significados e características diferenciadas dos distintos meios sociais que a produzem
- Proporcionar aos alunos uma formação que lhe permita lidar com o seu universo social, participando criticamente da seleção, prática e valoração das músicas que caracterizam o seu entorno cultural:
- Possibilitar a compreensão da música como um campo de saber amplo que oferece, inclusive, caminhos significativos para a formação e a profissionalização do indivíduo.
Metodologia
A
metodologia que o professor pode utilizar é trazer para sala de aula diferentes
músicas e a partir delas instigar a curiosidade dos alunos indagando-os sobre a
que cultura elas pertencem e a partir daí traçar as suas características. Assim
como, deve ser incentivada e motivada a criatividade dos alunos no ato da
elaboração e interpretação por meio da música ou de outra manifestação
artística.
O
professor deve utilizar como metodologia atividades que favoreçam esse
processo. Tais como, trazer para sala de aula interpretações de musicas já
existentes, para que os alunos possam vivenciar o processo de expressão
individual e grupal, não se esquecendo de fazer conexões com a localidade e a
identidade cultural dos alunos, permitindo-lhes também improvisar, compor,
observar e analisar suas estratégias e de seus colegas nas atividades de
produção.
O
professor deve, por exemplo, promover uma discussão e um levantamento de critérios
sobre a possibilidade de determinadas produções sonoras serem ou não músicas,
para que a partir daí ele possa explicar as linguagens musicais; dar espaço
para que os alunos possam escutar diversos estilos de música e pedir que eles
percebam as características expressivas e de intencionalidade dos compositores
e intérpretes dessas músicas.
Estudantes (regularmente matriculados) na EJA – Educação de Jovens e Adultos
Professores, funcionários e Servidores Técnico Administrativos da EJA
Conteúdos
Alguns
conteúdos que podem ser trabalhados:
- percepção sonora;
- timbre, altura, duração, intensidade, melodia, ritmo, forma e textura.
- exploração de variados meios de produção sonora;
- elementos de acústica básica;
- propagação sonora, relações material e som, tamanho, som.
- exploração de diversos sistemas musicais;
- registros gráficos convencionais e não-convencionais;
- execução, improvisação, recriação e arranjos;
- apreciação significativa;
- audição, comparação, discussão;
- participação em apresentações que envolvam música;
- sinais, códigos, símbolos, leitura e escrita;
- música ao vivo, gravações e outras manifestações com música.
- mercado de trabalho, produção musical, profissionais da música.
- percepção sonora;
- timbre, altura, duração, intensidade, melodia, ritmo, forma e textura.
- exploração de variados meios de produção sonora;
- elementos de acústica básica;
- propagação sonora, relações material e som, tamanho, som.
- exploração de diversos sistemas musicais;
- registros gráficos convencionais e não-convencionais;
- execução, improvisação, recriação e arranjos;
- apreciação significativa;
- audição, comparação, discussão;
- participação em apresentações que envolvam música;
- sinais, códigos, símbolos, leitura e escrita;
- música ao vivo, gravações e outras manifestações com música.
- mercado de trabalho, produção musical, profissionais da música.
Conteúdos
Matemática: canção das potências (youtube).
Dicionário da matemática (PDF)
Aula de Matemática (Tom Jobim)
Pra que
dividir
Sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal
Você criou um caso
De calculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram
Desaparece a fração
E se achamos a unidade
Esta resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Por uma fração infinitesimal
Você criou um caso
De calculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram
Desaparece a fração
E se achamos a unidade
Esta resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Se infinitamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Apaixonada por você
Só por você
Sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal
Você criou um caso
De calculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram
Desaparece a fração
E se achamos a unidade
Esta resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Por uma fração infinitesimal
Você criou um caso
De calculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram
Desaparece a fração
E se achamos a unidade
Esta resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Se infinitamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Eu estou perdidamente apaixonada por você
Apaixonada por você
Só por você
Português: Produção de paródias, interpretação...
Geografia:
migração, globalização, cultura, meio ambiente, capitalismo, consumismo, etc.
Entre as músicas para aulas de Geografia podemos destacar:
Fotografia 3x4 – Belchior
Conheço o Meu
Lugar – Belchior
Tudo Outra Vez –
Belchior
Construção –
Chico Buarque
Apesar de Você –
Chico Buarque
Admirável Gado
Novo – Zé Ramalho
Pra Não Dizer
Que Não Falei Das Flores – Geraldo Vandré
Rosa de Hiroshima – Secos e Molhados
Pela Internet –
Gilberto Gil
Propaganda – Nação Zumbi
Terra – Caetano
Veloso
Planeta Água – Guilherme Arantes
Xote Ecológico – Luiz Gonzaga
Herdeiros do Futuro – Toquinho
O Calibre – Os Paralamas do Sucesso
Gente de Lá –
F.U.R.T.O
Até Quando
Esperar – Plebe Rude
Aos Exilados –
Devotos.
Inglês:
Bluer than Blue - Michel Johnson (1978) (Youtube)
Conteúdos trabalhados: estrutura de adjetivos comparativos com e sem than
Complete Lyrics:
After you go
I can catch up on my reading
After you go
I'll have a lot more time for sleeping
And when you're gone it looks like things
Are gonna be a lot easier
Life will be a breeze, you know
I really should be glad
But I'm bluer than blue
Sadder than sad
You're the only light
This empty room has ever had
Life without you is gonna be
Bluer than blue
After you go
I'll have a lot more room in my closet
After you go
I'll stay out all night long if I feel like it
And when you're gone
I can run through the house screaming
And no one will ever hear me
I really should be glad
But I'm bluer than blue
Sadder than sad
You're the only light
This empty room has ever had
Life without you is gonna be
Bluer than blue
I don't have to miss no TV shows
I can start my whole life over
Change the numbers on my telephone
But the nights will sure be colder[/i], and I'm ...
Bluer than blue
Sadder than sad
You're the only light
This empty room has ever had
Life without you is gonna be
Bluer than blue
Bluer than blue
Conteúdos trabalhados: estrutura de adjetivos comparativos com e sem than
Complete Lyrics:
After you go
I can catch up on my reading
After you go
I'll have a lot more time for sleeping
And when you're gone it looks like things
Are gonna be a lot easier
Life will be a breeze, you know
I really should be glad
But I'm bluer than blue
Sadder than sad
You're the only light
This empty room has ever had
Life without you is gonna be
Bluer than blue
After you go
I'll have a lot more room in my closet
After you go
I'll stay out all night long if I feel like it
And when you're gone
I can run through the house screaming
And no one will ever hear me
I really should be glad
But I'm bluer than blue
Sadder than sad
You're the only light
This empty room has ever had
Life without you is gonna be
Bluer than blue
I don't have to miss no TV shows
I can start my whole life over
Change the numbers on my telephone
But the nights will sure be colder[/i], and I'm ...
Bluer than blue
Sadder than sad
You're the only light
This empty room has ever had
Life without you is gonna be
Bluer than blue
Bluer than blue
MODAL VERBS
Vocabulário,
COMPARATIVES
Hello,
Goodbye- The Beatles (Youtube)
Objetivo: fixar uma forma básica de dizer oi em inglês, hello, e uma forma básica de dar tchau, o goodbye.
Letra da Música - Lyrics:
You say yes, i say no
You say stop but i say go, go, go
Oh no
You say goodbye and i say hello
Hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello hello
I don't know why you say goodbye
I say hello
I say high, you say low
You say why and i say i don't know
Oh no
You say goodbye and i say hello
(hello, goodbye, hello, goodbye)
Hello, hello
(hello, goodbye)
I don't know why you say goodbye i say hello
(hello, goodbye, hello, goodbye)
Hello, hello
(hello, goodbye)
I don't know why you say goodbye i say hello
(hello, goodbye)
(why, why, why, why, why, why do you say
Goodbye, goodbye, bye , bye , bye ,bye, bye)
Oh no
You say goodbye and i say hello
Hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello
You say yes (i say yes)
I say no (but i may mean no, i can stay till it's time to go)
You say stop
And i say go go go
Oh no
You say goodbye and i say hello
Hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello oooo oooo oooo oooo helloooo
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Objetivo: fixar uma forma básica de dizer oi em inglês, hello, e uma forma básica de dar tchau, o goodbye.
Letra da Música - Lyrics:
You say yes, i say no
You say stop but i say go, go, go
Oh no
You say goodbye and i say hello
Hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello hello
I don't know why you say goodbye
I say hello
I say high, you say low
You say why and i say i don't know
Oh no
You say goodbye and i say hello
(hello, goodbye, hello, goodbye)
Hello, hello
(hello, goodbye)
I don't know why you say goodbye i say hello
(hello, goodbye, hello, goodbye)
Hello, hello
(hello, goodbye)
I don't know why you say goodbye i say hello
(hello, goodbye)
(why, why, why, why, why, why do you say
Goodbye, goodbye, bye , bye , bye ,bye, bye)
Oh no
You say goodbye and i say hello
Hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello
You say yes (i say yes)
I say no (but i may mean no, i can stay till it's time to go)
You say stop
And i say go go go
Oh no
You say goodbye and i say hello
Hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello, hello, hello
I don't know why you say goodbye
I say hello oooo oooo oooo oooo helloooo
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Hay la, hey hello-a,
Deeper and Deeper - Madonna (1992) (Youtube)
Objetivo: Exercitar os adjetivos comparativo curtos (short Comparative Adjectives)
Complete Lyrics:
Deeper and deeper and deeper and deeper
Sweeter and sweeter and sweeter and sweeter
[Chorus:]
I can't help falling in love
I fall deeper and deeper the further I go
Kisses sent from heaven above
They get sweeter and sweeter the more that I know
When you know the notes to sing
You can sing most anything
That's what my mama told me
Round and round and round you go
When you find love you'll always know
I let my father mold me
[Bridge:]
Daddy couldn't be all wrong
(Not gonna let you slip away, I'm gonna be there)
And my mama made me learn this song
(You're gonna bring your love to me, I'm gonna get you)
That's why
[chorus]
The deeper I go
All is fair in love she said
Think with your heart, not with your head
That's what my mama told me
All the little things you do
[ From: http://www.elyrics.net/read/m/madon... ]
Will end up coming back to you
I let my father mold me
[bridge]
[chorus, repeat]
Someone said that romance was dead
And I believed it instead of remembering
What my mama told me
Let my father mold me
Then you tried to hold me
You remind me what they said
This feeling inside
I can't explain
But my love is alive
And I'm never gonna hide it again
[bridge]
[chorus]
Deeper and deeper and deeper and deeper
Never gonna hide it again
Sweeter and sweeter and sweeter and sweeter
Never gonna have to pretend
[repeat]
You got to just let your body move to the music
You got to just let your body go with the flow
Falling in love, falling in love, falling in love
I can't keep from falling in love with you
You know there's nothing better that I'd like to do
Objetivo: Exercitar os adjetivos comparativo curtos (short Comparative Adjectives)
Complete Lyrics:
Deeper and deeper and deeper and deeper
Sweeter and sweeter and sweeter and sweeter
[Chorus:]
I can't help falling in love
I fall deeper and deeper the further I go
Kisses sent from heaven above
They get sweeter and sweeter the more that I know
When you know the notes to sing
You can sing most anything
That's what my mama told me
Round and round and round you go
When you find love you'll always know
I let my father mold me
[Bridge:]
Daddy couldn't be all wrong
(Not gonna let you slip away, I'm gonna be there)
And my mama made me learn this song
(You're gonna bring your love to me, I'm gonna get you)
That's why
[chorus]
The deeper I go
All is fair in love she said
Think with your heart, not with your head
That's what my mama told me
All the little things you do
[ From: http://www.elyrics.net/read/m/madon... ]
Will end up coming back to you
I let my father mold me
[bridge]
[chorus, repeat]
Someone said that romance was dead
And I believed it instead of remembering
What my mama told me
Let my father mold me
Then you tried to hold me
You remind me what they said
This feeling inside
I can't explain
But my love is alive
And I'm never gonna hide it again
[bridge]
[chorus]
Deeper and deeper and deeper and deeper
Never gonna hide it again
Sweeter and sweeter and sweeter and sweeter
Never gonna have to pretend
[repeat]
You got to just let your body move to the music
You got to just let your body go with the flow
Falling in love, falling in love, falling in love
I can't keep from falling in love with you
You know there's nothing better that I'd like to do
Love and Marriage - Frank Sinatra
Objetivo da atividade: discutir, a partir da letra
da música, os aspectos culturais e a importância do casamento nos vários países
de língua inglesa e a relação com o amor.
Bibliografia
http://www.infoescola.com/pedagogia/ensino-da-musica/
http://www.pesquisamusicaufpb.com.br
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1483
Nenhum comentário:
Postar um comentário